SEGURANÇA ALIMENTAR

Considerações iniciais:

 

O Instituto Faixa Preta de Jesus é uma instituição que faz uso do esporte de luta para transformar vidas e reestabelecer a dignidade, a cidadania e o fortalecimento de vínculo em seus beneficiários que se encontram na maioria das vezes em situação de vulnerabilidade social.

Para a prática das nossas atividades, dispomos de um centro de treinamentos bem estruturado que é possível aplicar aulas para uma média de 250 pessoas simultaneamente em todas as modalidades disponibilizadas pelo instituto.

Porem em 2020 tudo foi diferente, pois com a pandemia nós não pudemos continuar com as atividades porque praticamos esporte de contato e temos muitos beneficiários que em determinados horários poderia formar aglomerações, sendo assim, em março de 2020 encerramos nossas atividades normais e passamos a nos dedicar maciçamente a coleta e distribuição de doações em geral, onde transformamos nosso Centro de Treinamento (CT) em Centro de Distribuição (CD) focado na Segurança Alimentar em meio a Pandemia.

 

Segundo o site de notícias Agência Brasil publicado em 06/04/2021 por Alana Gandra (Repórter):

“Pesquisa revela que 19 milhões passaram fome no Brasil no fim de 2020.”

https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-04/pesquisa-revela-que-19-milhoes-passaram-fome-no-brasil-no-fim-de-2020#:~:text=De%20acordo%20com%20os%20pesquisadores,ao%20n%C3%ADvel%20obs ervado%20em%202004

 

Esta publicação mostra um número alarmante e cada vez mais crescente, de pessoas em situação de insegurança alimentar, onde nos motiva cada vez mais a continuar e crescer esse movimento das doações nas comunidades do Rio de Janeiro e expandir para todo o país.

Em 2021 aumentamos consideravelmente o volume de doações a ponto de doarmos para comunidades em outros estados como São Paulo e Distrito Federal, expandindo assim nossa área de atuação.

Nesses 14 meses de Pandemia arrecadamos em média 54 toneladas de alimentos entre perecíveis e não perecíveis, e ultrapassamos o número de 7500 famílias assistidas, que significa uma média de 30.000 pessoas, considerando por baixo a quantidade de 4 pessoas por família.

Esse trabalho só é possível com a colaboração de muitas pessoas com senso humanitário e coração doador, existem 3 tipos de pessoas que compõe uma Instituição Social eficiente, são eles: os que trabalham, os que doam e os não menos importantes, os que divulgam, por não poderem trabalhar e nem doar, mas o importante mesmo é manter essa maquina do social sempre funcionando, pois salvam e ajudam muitas vidas no Brasil e no mundo.

Vale ressaltar as dificuldades enfrentadas por nós para manter essa máquina funcionando, pois, as despesas são muitas e os recursos são poucos, temos o Norral (Know-how) para essa missão, mas a falta de recursos financeiros suficiente atrapalha muito o desempenho e o desenvolvimento de outros projetos que a população necessita.

 

Atividades básicas:

  • Contato com os doadores;

  • Gestão da equipe;

  • Logística das arrecadações;

  • Carga, descarga, separação e montagem das doações;

  • Doações na sede do instituto;

  • Logística das entregas;

  • Doações externas em comunidades.

 

Público-alvo:

As famílias dos nossos beneficiados cadastrados e assistidos em nosso instituto, moradores em situação de rua e moradores de comunidades da Baixada Fluminense, da cidade do Rio de Janeiro, da cidade de São Paulo e Distrito Federal.

 

Horário de assistência:

De segunda a sábado, de 08:00 às 22:00.

 

Horários extraordinários:

Entre 22:00 e 03:00h conforme a ação social a ser realizada.

 

Locais:

  • Na sede do INSTITUTO na Avenida Governador Roberto Silveira, 1050, Centro – Nova Iguaçu – RJ

  • Ou em outras localidades conforme descrito anteriormente.

Valor:

100% gratuito.

 

Número de Beneficiados:

850 famílias assistidas diretamente pelo instituto.

Existem outras instituições, parcerias e entidades que nós apoiamos e fornecemos doações, onde dessa forma nós conseguimos estender nossa assistência para outras localidades e um número maior de pessoas assistidas.

 

Ações:

Doações diárias onde variavam os produtos conforme as doações chegavam. Doávamos perecíveis e não perecíveis como: cestas básicas, cestas de legumes e frutas, peixes, pães, biscoitos dos mais diversos, leite, cobertores, chinelos, quentinhas entre outros.

 

Atividades desenvolvidas:

  • Organizamos as entregas baseadas em avisos nos grupos de WhatsApp mantendo o controle da quantidade de pessoas e máscaras conforme as recomendações de segurança quando as entregas são na sede do Instituto.

  • Entregas domiciliares para os beneficiários do grupo de risco mediante contato prévio;

  • Administramos e agilizamos a separação, controle, envio e distribuição das doações para as comunidades que atendemos sendo dentro ou fora do estado do Rio de Janeiro.

 

Recursos Humanos:

Levando em consideração as ações com maior quantidade de doações e famílias a serem assistidas que fazemos fora do instituto, a média é de 12 pessoas para executar a ação:

  • 3 Motoristas;

  • 1 Assistente Social;

  • 2 Estagiários(as) de Assistente Social;

  • 1 Coordenador;

  • 5 voluntários.

 

Objetivo Geral e Resultados Alcançados:

O objetivo geral é contribuir para a redução dos índices da fome, melhora na qualidade de vida e aplicar em conjunto com essas ações o assistencialismo nessas localidades.

 

Resultados:

  • Aumentar o conhecimento dos beneficiados sobre seus direitos e deveres na sociedade;

  • Avaliar o impacto social nessas famílias beneficiadas;

  • Combate a extrema pobreza e a fome;

  • Estimular o voluntariado por parte da comunidade, instituições parceiras e empresas privadas, na perspetiva da criação de uma rede de apoio ao projeto;

  • Reconhecer    que    os    determinantes    sociais    influenciam   na democratização        e universalização do acesso de direitos;

  • Contribuir para o exercício de uma cidadania ativa;

  • Realizar e participar de momentos de debates coletivos sobre os conhecimentos gerais;

  • Construir e ampliar as Redes de Cooperação.

 

Estruturas Físicas onde são desenvolvidas as atividades:

O Instituto Faixa Preta de Jesus possui um Centro de Treinamento que está sendo usado para as atividades relacionadas as doações, e seu espaço físico atende facilmente 500 pessoas em dias normais, mas neste período de Pandemia reduzimos esse número.

 

Medidas:

  • Galpão fechado com espaço total de 1.550m² totalmente coberto;

 

Coletas das doações:

Criamos um projeto logístico próprio para conseguir coletar, expedir e entregar em tempo hábil conforme a disponibilidade das doações que são quase que diárias e em volumes consideravelmente grandes, e também muitas das doações são de perecíveis e precisam ser entregues no mesmo dia, para não haver desperdícios contamos com uma rede de parceiros e outras instituições que nos ajudam com mais veículos ou mão de obra quando necessário.

 

Estrutura para coleta:

Contamos com três veículos próprios:

  • Espaço amplo para armazenagem;

  • 1 Van Kombi;

  • 1 Van Renault Master;

  • 1 caminhão Kia Bongo.

OBS.: Em caso de coletas que excedem a capacidade dos nossos veículos, podemos contar com veículos de parceiros.

COLETAS DE DOAÇÕES

ENTREGAS DE DOAÇÕES NA SEDE DO INSTITUTO

ENTREGAS DE DOAÇÕES FORA DA SEDE DO INSTITUTO

Pand 11

EQUIPE EM AÇÃO