top of page

SEGURANÇA ALIMENTAR
Considerações iniciais:
O Instituto Faixa Preta de Jesus é uma instituição que faz uso do esporte de luta para transformar vidas e reestabelecer a dignidade, a cidadania e o fortalecimento de vínculo em seus beneficiários que se encontram na maioria das vezes em situação de vulnerabilidade social.
Para a prática das nossas atividades, dispomos de um centro de treinamentos bem estruturado que é possível aplicar aulas para uma média de 250 pessoas simultaneamente em todas as modalidades disponibilizadas pelo instituto.
Porem em 2020 tudo foi diferente, pois com a pandemia nós não pudemos continuar com as atividades porque praticamos esporte de contato e temos muitos beneficiários que em determinados horários poderia formar aglomerações, sendo assim, em março de 2020 encerramos nossas atividades normais e passamos a nos dedicar maciçamente a coleta e distribuição de doações em geral, onde transformamos nosso Centro de Treinamento (CT) em Centro de Distribuição (CD) focado na Segurança Alimentar em meio a Pandemia.
Segundo o site de notícias Agência Brasil publicado em 06/04/2021 por Alana Gandra (Repórter):
“Pesquisa revela que 19 milhões passaram fome no Brasil no fim de 2020.”
https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-04/pesquisa-revela-que-19-milhoes-passaram-fome-no-brasil-no-fim-de-2020#:~:text=De%20acordo%20com%20os%20pesquisadores,ao%20n%C3%ADvel%20obs ervado%20em%202004
Esta publicação mostra um número alarmante e cada vez mais crescente, de pessoas em situação de insegurança alimentar, onde nos motiva cada vez mais a continuar e crescer esse movimento das doações nas comunidades do Rio de Janeiro e expandir para todo o país.
Em 2021 aumentamos consideravelmente o volume de doações a ponto de doarmos para comunidades em outros estados como São Paulo e Distrito Federal, expandindo assim nossa área de atuação.
Nesses 14 meses de Pandemia arrecadamos em média 54 toneladas de alimentos entre perecíveis e não perecíveis, e ultrapassamos o número de 7500 famílias assistidas, que significa uma média de 30.000 pessoas, considerando por baixo a quantidade de 4 pessoas por família.
Esse trabalho só é possível com a colaboração de muitas pessoas com senso humanitário e coração doador, existem 3 tipos de pessoas que compõe uma Instituição Social eficiente, são eles: os que trabalham, os que doam e os não menos importantes, os que divulgam, por não poderem trabalhar e nem doar, mas o importante mesmo é manter essa maquina do social sempre funcionando, pois salvam e ajudam muitas vidas no Brasil e no mundo.
Vale ressaltar as dificuldades enfrentadas por nós para manter essa máquina funcionando, pois, as despesas são muitas e os recursos são poucos, temos o Norral (Know-how) para essa missão, mas a falta de recursos financeiros suficiente atrapalha muito o desempenho e o desenvolvimento de outros projetos que a população necessita.
Atividades básicas:
-
Contato com os doadores;
-
Gestão da equipe;
-
Logística das arrecadações;
-
Carga, descarga, separação e montagem das doações;
-
Doações na sede do instituto;
-
Logística das entregas;
-
Doações externas em comunidades.
Público-alvo:
As famílias dos nossos beneficiados cadastrados e assistidos em nosso instituto, moradores em situação de rua e moradores de comunidades da Baixada Fluminense, da cidade do Rio de Janeiro, da cidade de São Paulo e Distrito Federal.
Horário de assistência:
De segunda a sábado, de 08:00 às 22:00.
Horários extraordinários:
Entre 22:00 e 03:00h conforme a ação social a ser realizada.
Locais:
-
Na sede do INSTITUTO na Avenida Governador Roberto Silveira, 1050, Centro – Nova Iguaçu – RJ
-
Ou em outras localidades conforme descrito anteriormente.
Valor:
100% gratuito.
Número de Beneficiados:
850 famílias assistidas diretamente pelo instituto.
Existem outras instituições, parcerias e entidades que nós apoiamos e fornecemos doações, onde dessa forma nós conseguimos estender nossa assistência para outras localidades e um número maior de pessoas assistidas.
Ações:
Doações diárias onde variavam os produtos conforme as doações chegavam. Doávamos perecíveis e não perecíveis como: cestas básicas, cestas de legumes e frutas, peixes, pães, biscoitos dos mais diversos, leite, cobertores, chinelos, quentinhas entre outros.
Atividades desenvolvidas:
-
Organizamos as entregas baseadas em avisos nos grupos de WhatsApp mantendo o controle da quantidade de pessoas e máscaras conforme as recomendações de segurança quando as entregas são na sede do Instituto.
-
Entregas domiciliares para os beneficiários do grupo de risco mediante contato prévio;
-
Administramos e agilizamos a separação, controle, envio e distribuição das doações para as comunidades que atendemos sendo dentro ou fora do estado do Rio de Janeiro.
Recursos Humanos:
Levando em consideração as ações com maior quantidade de doações e famílias a serem assistidas que fazemos fora do instituto, a média é de 12 pessoas para executar a ação:
-
3 Motoristas;
-
1 Assistente Social;
-
2 Estagiários(as) de Assistente Social;
-
1 Coordenador;
-
5 voluntários.
Objetivo Geral e Resultados Alcançados:
O objetivo geral é contribuir para a redução dos índices da fome, melhora na qualidade de vida e aplicar em conjunto com essas ações o assistencialismo nessas localidades.
Resultados:
-
Aumentar o conhecimento dos beneficiados sobre seus direitos e deveres na sociedade;
-
Avaliar o impacto social nessas famílias beneficiadas;
-
Combate a extrema pobreza e a fome;
-
Estimular o voluntariado por parte da comunidade, instituições parceiras e empresas privadas, na perspetiva da criação de uma rede de apoio ao projeto;
-
Reconhecer que os determinantes sociais influenciam na democratização e universalização do acesso de direitos;
-
Contribuir para o exercício de uma cidadania ativa;
-
Realizar e participar de momentos de debates coletivos sobre os conhecimentos gerais;
-
Construir e ampliar as Redes de Cooperação.
Estruturas Físicas onde são desenvolvidas as atividades:
O Instituto Faixa Preta de Jesus possui um Centro de Treinamento que está sendo usado para as atividades relacionadas as doações, e seu espaço físico atende facilmente 500 pessoas em dias normais, mas neste período de Pandemia reduzimos esse número.
Medidas:
-
Galpão fechado com espaço total de 1.550m² totalmente coberto;
Coletas das doações:
Criamos um projeto logístico próprio para conseguir coletar, expedir e entregar em tempo hábil conforme a disponibilidade das doações que são quase que diárias e em volumes consideravelmente grandes, e também muitas das doações são de perecíveis e precisam ser entregues no mesmo dia, para não haver desperdícios contamos com uma rede de parceiros e outras instituições que nos ajudam com mais veículos ou mão de obra quando necessário.
Estrutura para coleta:
Contamos com três veículos próprios:
-
Espaço amplo para armazenagem;
-
1 Van Kombi;
-
1 Van Renault Master;
-
1 caminhão Kia Bongo.
OBS.: Em caso de coletas que excedem a capacidade dos nossos veículos, podemos contar com veículos de parceiros.
COLETAS DE DOAÇÕES
![]() | ![]() | ![]() |
---|---|---|
![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
ENTREGAS DE DOAÇÕES NA SEDE DO INSTITUTO
![]() | ![]() | ![]() |
---|---|---|
![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() |
ENTREGAS DE DOAÇÕES FORA DA SEDE DO INSTITUTO
![]() | ![]() | ![]() |
---|---|---|
![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
EQUIPE EM AÇÃO
![]() | ![]() | ![]() |
---|---|---|
![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
bottom of page