Quem somos?
O Projeto Social Faixa Preta de Jesus, foi criado em 2007 pelo fundador Ricardo José Cavalcante, um ex-morador de rua e usuário de drogas, que perdeu a sua dignidade e chegou ao fundo do poço. Vivendo nessa situação, percebeu que além dele, existia outros que estavam precisando apenas de uma única oportunidade para mudar de vida. Um dia, dormindo na rua, teve um sonho onde via um homem amarrando uma faixa, e a parti disso, criou o nome " Faixa Preta de Jesus". Decidido a tomar uma atitude de mudar de vida, e começar a ajudar pessoas, notou que problemas como drogas e pedofilia, era uma bandeira que seria árdua, porém uma luta de todos. Então, o Projeto Social Faixa Preta de Jesus foi criado com a missão de ensinar valores como carácter, disciplina e fé! Pois uma oportunidade é o que muitos precisam e não encontram. Baseado nessas reflexões, estamos a mais de uma década levantando essa bandeira, buscando transformar vidas e realizar sonhos.
O que fazemos?
Atualmente, usamos o nosso programa social para recuperar centenas de jovens, adolescentes e adultos do submundo, oferecendo oportunidades. Observamos a demanda de nossos alunos, fizemos uma pesquisa, e em cima disso, criamos quatro fundamentais para a vida de um ser humano.
1 – Educação:
Nossos alunos recebem aula de Inglês junto com reforço escolar, pois sabemos que a Educação é o caminho mais curto para um futuro melhor.
2 – Esporte:
Após receberam a Educação, conseguimos implementar através de lutas como: Jiu-Jitsu, Boxe, Muay-Thai e Submission valores como disciplina que influência em um corpo e em uma mente saudável junto com a nossa equipe de médicos sociais, que são: Pediatra, Dentista, Nutricionista e Psicóloga.
3 – Alimentação:
Alimentar nossos alunos com almoço e lanche tem sido crucial para manter além de uma mente trabalhada, e um corpo saudável, conseguimos alimentar aqueles que não tem um alimento em casa, e trazer como resultado disso, alegrias para os lares de milhares de famílias.
4 –Transporte:
Aos finais de nossas atividades, cerca de cinquenta alunos são entregues nas portas de suas comunidades, levando consigo, a merenda da escola do dia seguinte. Integrando essas quatros bases na vida de nossos alunos, eles recebem preceitos como dignidade, conforto, carinho e amor.
Atitude social:
Trabalhando em uma jornada de treze anos, nosso foco está em Diminuir índices sociais como: Fome, racismo, violência, pobreza, baixa perspectiva de vida, desigualdade social e bullying dando suporte pedagogo e psicológico para jovens que sofrem essas situações de vulnerabilidade social. Há mais uma década promovendo impacto em nossas comunidades, percebemos que nossos jovens e adolescentes tem grandes potenciais, e nosso instituto existe para explorá-los, descobrindo o melhor deles.
Estatísticas sociais:
Quantidade de aluno que já passaram pelo projeto – 30 mil alunos.
Quantidade assistida de segunda a sexta pelo nosso programa social – 500 alunos.
Quantidade de refeições servidas ao mês: 3.000 refeições.
Atendimento social – 50 alunos.
Média de alunos que são entregues na porta de casa – 200 por mês
50 cestas básicas com legumes entregues de 15 em 15 dias.
Resultados:
Essas são algumas das histórias que através do projeto, tiveram altos voos:
Mais conhecido como Zandonight chegou ao Projeto mal de saúde, viciado em cocaína, maconha. Saindo da prisão, decidiu tomar uma atitude, procurou o Programa Social do Projeto Faixa Preta de Jesus no qual ele foi recebido e assistido para uma nova trajetória de vida. Sua mãe Andreia Xavier sofreu muito com a vida de seu filho no crime, na prisão e no vício. Hoje restaurada, ela frequenta o Projeto para alegria de sua família. Marlon assiste duas aulas de inglês e francês, mora de segunda a sexta no projeto e final vai para sua casa, ele recebe café da manhã, almoço e janta, nutricionista, Dentista, Psicólogo e Clínico geral. Hoje Marlon Xavier está em NOVOS VOOS!